A pintura eletrostática a pó é uma das formas de pintura mais resistentes e efetivas, onde utiliza um processo diferenciado por meio de cargas elétricas para a fixação da tinta.

A tinta é totalmente ecológica, pois não possui solventes e metais pesados, e o resultado de aderência é de perfeita qualidade. Assim, atendemos as mais exigentes normas da ABNT NBR 14125 e QUALICOAT.

Na ACPA ANODIZAÇÃO, o alumínio é preparado para agregar as propriedades físico-químicas fundamentais de resistência à corrosão e resistência ao intemperismo aderência, ancoragem da tinta e durabilidade da superfície do alumínio, antes de serem pintadas.

A Tinta em Pó é aplicada sobre a superfície do material. Suas partículas eletricamente carregadas aderem à superfície, onde em seguida a mesma é aquecida até a sua temperatura ideal onde a tinta é polimerizada e curada, dando um aspecto final uniforme, durável e de alta qualidade e resistência.

BENEFÍCIOS

  • Mais resistência a impactos;
  • Proporciona cobertura uniforme das peças;
  • Permite alcance de tinta em cavidades de difícil acesso;
  • Oferece ótima aderência;
  • Mais resistência à
    – Altas temperaturas
    – Corrosão
    – Raios UV
  • Excelente flexibilidade;
  • Permite uma maior gama de efeitos especiais e variação de cores.

ETAPAS DO PROCESSO DE PINTURA ELETROSTÁTICA

Esta etapa consiste remover óleos, graxas e outras impurezas do material a ser pintado.

Nesta etapa é utilizado um processo químico para formação de uma camada de cromato. Dando a superfície do alumínio aderência resistência à corrosão, e durabilidade da superfície do alumínio após a pintura.

Nesta etapa efetua-se a secagem da superfície cromatizada para eliminar toda a umidade presente, deixando a pronta para receber a pintura (tinta a pó).

Após a aplicação da tinta a pó sobre o alumínio. Em seguida, o alumínio e colocado em uma estufa onde será feita a polimerização da tinta formando um filme rígido que é a pintura pronta.

Nesta última etapa, o alumínio e colocado em uma estufa onde será feita a polimerização da tinta formando um filme rígido que é a pintura pronta.

CONTROLE DE QUALIDADE

  1. NBR 14127 – Resistência à Impacto.
  2. NBR 14615 – Flexibilidade por mandril cônico.
  3. NBR 14682 – Panela de Pressão.
  4. NBR 12610 – Espessura de Camada.
  5. NBR 14622 – Determinação da Aderência da Pintura
  6. NBR 14121 – Tratamento da Superfície

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PINTADAS

1) Para limpeza das esquadrias de alumínio pintado, recomenda-se a utilização de detergente neutro a 5% solúvel em água auxiliado com esponja macia, desaconselhando-se a utilização de ferramentas e materiais abrasivos, bem como o uso de solventes (thinner ou acetona) que possam vir a enfraquecer a pintura.

2) Periodicidade de limpeza da esquadria de alumínio pintada deve ser feita a cada 12 meses quando utilizada em ambiente urbano ou rural (baixa/média agressividade) e a cada 03 meses quando utilizado em ambiente industrial e marítimo (alta /excessiva agressividade).

3) Recomenda-se que durante a fabricação da esquadria, em regiões onde o alumínio pintado sofreu cortes e usinagem e ficou desprotegido, que seja aplicado selante de silicone neutro, com a finalidade de proteger a face exposta á corrosão filiforme.
Após a instalação das esquadrias de alumínio na obra, as mesmas correm o risco de serem atingidas por respingos de argamassa, tinta látex ou ácido proveniente de lavagem de piso, ou fachadas.

4) Esquadrias de alumínio pintadas em que caiu argamassa
Deve-se tomar muito cuidado para retirar a argamassa, não esfregando o lugar afetado,pois a areia irá atritar o alumínio pintado. Para limpeza, deve-se amolecer o cimento com ácido orgânico a 30% dissolvido em água, tais como ácido acético, e ir posteriormente esfarelando o resíduo da argamassa com o dedo somente no lugar afetado.

5) Respingo de tinta látex nas esquadrias de alumínio pintadas
A tinta látex por ser solúvel em água poderá ser removida facilmente com auxílio de um tecido (flanela) umedecido em álcool a 98º, pois o álcool remove a tinta látex e não agride a tinta poliéster, utilizada para fabricação da Esquadria.

CATÁLOGO DE CORES

PINTURA VERTICAL A DISCO 100% Automatizada